top of page

Sense8 - Violências, Igualdade e Interseccionalidade


Para o Cérebro de Pipocas, desta semana iremos falar um pouco sobre a fabulosa série, Sense8.

A Série Sense8, da Netflix, estreou-se em 2015, e conta com 24 episódios. Esta série dramática e de ficção cientifica, aborda diversas temáticas que se interligam com o nosso quotidiano.

O enredo ocorre em várias zonas do globo nomeadamente: Estados Unidos da América, Islândia, Alemanha, Quénia, Coreia e Índia.

Cada personagem principal, da história, nasceu no mesmo dia e no mesmo mês, partilhando um poder de se conectar uns com os outros.

Apesar de toda a história se basear numa ficção cientifica, não nos podemos esquecer que toda a série mostra pontos importantes que existem na nossa actualidade, nomeadamente as violências exercidas, a importância da igualdade e a presença da Interseccionalidade.

Nesta série temos personagens que procuram o direito pela justiça, a liberdade de serem quem são a luta contra a opressão e da liberdade de amar quem quiserem.


A série, no seu conjunto, apresenta uma mensagem fundamental, sobretudo que tudo pode ser conquistado através das atitudes, da empatia, do senso de humanidade, perspicácia e inteligência, partilhando entre as personagens, habilidades e competências de modo a se entre ajudarem.

No fundo, que o amor vence sempre, independentemente, das barreiras ou obstáculos que existem pelo caminho.

Também de destacar a vasta diversidade cultural, identitária, sexual e étnica presente em cada um dos episódios, mostrando as várias interseccionalidades e modos de vida experienciados pelas personagens.


Uma série para ver e rever.





bottom of page