TransHood - Trajetórias de Jovens Trans


O Documentário TransHood foi lançado em Novembro de 2020, na qual a premissa principal desta fantástica obra de arte, são as histórias sobre os caminhos, muitas vezes difíceis, de Jovens que se apercebem que a sua Identidade de Género não corresponde ao género e sexo atribuído à nascença.



Neste documentário iremos ver a trajetória de quatro pessoas que vão explorando, ao longo de cinco anos, a sua própria identidade. Iremos observar diversas esferas da vida dos nossos protagonistas, desde questões relacionadas com questões sociais a médicas.

Podemos refletir sobre a grande dificuldade que as Pessoas Trans enfrentam no seu dia-a-dia, por serem quem são, tendo de viver numa sociedade heteronormativa e cisnormativa. Não é de estranhar que a população trans apresenta os índices mais elevados de comportamentos suicidários no mundo, assim como, o facto de serem uma população, a nível mundial, que se regista um número significativo de homicídios.

De modo a assinalar e comemorar o mês da Visibilidade Trans, decidimos trazer até vós esta excelente recomendação. Irão dar-se conta que as pessoas trans apresentam um elevado sofrimento psicológico, em diversas valências da vida como:


- Nível Individual;

- Nível Social;

- Nível Institucional;


As Pessoas Trans apresentam diversas dificuldades quer, por exemplo, na busca de trabalho, bullying, expulsão de casa, afastamento por parte de familiares, relações amorosas, acompanhamento médico, etc..

A Lista, apesar de muito resumida, é enorme. Se colocássemos todas as dificuldades e limitações, pela qual a pessoa Trans passa iriamos sempre tocar em um ponto semelhante, o Sofrimento Psicológico.


Precisamos não nos esquecer que devemos SEMPRE promover a Saúde Mental e não a Doença.


As Vidas Trans Importam.